Encerramento do Programa Madeira 14-20

O Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR) promoveu, a 6 de março, o evento de encerramento do Programa Operacional Madeira 14-20, celebrando o fim de um ciclo de investimentos estruturantes para o desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira.

Este evento contou com a presença do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e do Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Helder Reis, tendo a sessão sido precedida de uma visita a uma exposição dedicada ao PO Madeira 14-20, onde são destacados os principais indicadores de resultado e impacto do programa nas áreas da Investigação e Desenvolvimento (I&D), Inovação e Energia, Competitividade e Internacionalização, Sustentabilidade Ambiental, Formação de Competências, Coesão Social e REACT-EU. Nesta exposição, a Autoridade de Gestão procura demonstrar como os investimentos realizados ajudaram a fortalecer a competitividade da Região, promover práticas sustentáveis, desenvolver o capital humano e apoiar a recuperação económica e social após a pandemia, com uma execução dos fundos superior a 100%.

Na sua intervenção, a Presidente da Autoridade de Gestão do PO Madeira 14-20, Maria João Monte, considerou determinante a visão estratégica, a ambição e o compromisso para o percurso de desenvolvimento da região, evidenciados nos indicadores de realização e de resultado do Programa e na absorção total da dotação aprovada. Os representantes da Comissão Europeia e da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, realçaram igualmente os níveis de execução Programa e o seu papel fundamental na transformação da Madeira.

Durante a sessão, alguns beneficiários partilharam a sua experiência e efetuaram testemunhos sobre a importância dos fundos europeus na concretização de projetos estruturantes que contribuíram para a valorização do capital humano e a competitividade regional.

Com uma dotação global de fundos europeus de487 milhões de euros, proveniente do FEDER e do FSE reforçada pela Iniciativa React-EU, o Programa apoiou 8.187 candidaturas e viabilizou investimentos em valor superior a 1.500 milhões de euros e a 600 milhões de euros de Despesa Pública. Estes recursos tiveram um impacto significativo em domínios chave, como a inovação, a competitividade empresarial, a sustentabilidade ambiental e a coesão social e na consolidação do percurso de desenvolvimento da Região.

O programa Regional Madeira 2030 dará continuidade a este percurso, preparando a Região para enfrentar eficazmente os desafios estruturais da ultraperiferia e para sustentar o seu crescimento no contexto dos desafios da transição digital, ecológica e demográfica, no horizonte 2030.

Para aqueles que não puderam estar presentes, disponibilizamos AQUI a gravação do evento para visualização. 

Balcão 2020
Candidaturas Aprovadas
Regras de Comunicação
IFRRU 2020
Contactos Madeira 14-20
Linha dos Fundos