No âmbito da Rede de Comunicação do Madeira 2030, a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, IP, lançou os “Prémios dos Fundos Europeus“, uma iniciativa que pretende dar visibilidade a projetos financiados pela União Europeia.
Categorias do concurso
Os prémios serão atribuídos nas seguintes cinco categorias temáticas:
- Portugal + inteligente – Destinada a reconhecer investimentos na investigação e inovação, digitalização, competitividade e internacionalização das empresas, competências para a especialização inteligente, transição industrial e empreendedorismo.
- Portugal + verde – Para projetos focados na transição ecológica, eficiência energética, energias renováveis, inovação, economia circular e mobilidade sustentável.
- Portugal + conectado – Direcionada a iniciativas que promovam a mobilidade de pessoas e bens, valorização dos territórios, atratividade, competitividade e integração nos mercados nacionais e internacionais.
- Portugal + social – Para distinguir projetos que contribuam para a melhoria das qualificações da população, igualdade no acesso à saúde, promoção do emprego de qualidade e inclusão social.
- Portugal + próximo dos cidadãos – Dedicada a projetos que fomentem o desenvolvimento local, coesão social e territorial, bem como o crescimento urbano sustentável.
Além destas categorias, haverá ainda a distinção “Escolha do Público”, onde todos os projetos elegíveis serão submetidos a uma votação pública.
Critérios de elegibilidade
Podem candidatar-se projetos que tenham recebido cofinanciamento da União Europeia nos seguintes períodos:
- Portugal 2020: Projetos iniciados e concluídos entre 31 de janeiro de 2014 e 31 de outubro de 2024.
- Portugal 2030: Projetos iniciados e concluídos entre 1 de janeiro de 2021 e 31 de outubro de 2024.
Para mais informações e submissão de candidaturas, visite: www.premiosdosfundoseuropeus.pt