Saltar para o conteúdo principal da página

15-12-2022

Taxa de execução do PRR, Plano de Recuperação e Resiliência, ronda os 30%. Já foram concedidos adiantamentos num total de 72,9 milhões de euros.

Imagem alusiva ao conteúdo

Madeira dispõe de 561 milhões de euros do PRR para projetos de âmbito regional. Grupo de acompanhamento satisfeito com cumprimento dos prazos.

O grupo de acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) reuniu esta quarta-feira no Salão Nobre do Governo para fazer um ponto de situação da execução do programa na Região Autónoma da Madeira com a presença do Secretário Regional das Finanças, Rogério Gouveia e o Presidente Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate.

A cerca de três anos da conclusão do PRR, todas as Orientações Técnicas Específicas (OTE) estão aprovadas e publicadas assim como todos os Investimentos regionais estão contratualizados com o organismo intermediário (IDR, IP-RAM).

Está em curso, a elaboração de procedimentos e processos de contratualização com os organismos executores, designadamente: C1 – Fortalecimento do SRS; C19 - Transição Digital na Administração Pública.

A execução dos investimentos, tendo por referência a contratação pública em curso, adjudicada e em execução, representa cerca de 30%.

Foram concedidos adiantamentos repartidos a todos os Beneficiários Finais, num total de € 72,9 milhões com fundos recebidos do PRR, correspondentes a 13% do valor global aprovado.

A submissão de pedidos de pagamento, quer do Beneficiário Intermediário (IDR, IP-RAM), quer de Beneficiários Finais encontra-se em curso, em articulação com a Estrutura de Missão Recuperar Portugal e com dificuldades no SI PRR.

Como condicionantes da Execução verifica-se que muitos dos procedimentos de contratação pública, nomeadamente os de maior volume financeiro, encontram-se em fase de lançamento, uma vez que o Tribunal de Contas, para efeitos de emissão de Visto Prévio, exige o Contrato de Financiamento celebrado com o Beneficiário Intermediário.

No entanto, o acréscimo de custos da generalidade dos bens e serviços e a disponibilidade e a volatilidade do preço de determinados bens e equipamentos nos mercados internacionais, têm contribuído para o atraso e aumento da complexidade nos procedimentos de contratação.

A conjuntura internacional tem condicionado algumas Metas e Marcos, principalmente aqueles cuja verificação terá de ocorrer ainda em 2022 e em 2023. Perspetivam-se riscos de poderem ocorrer atrasos, apesar de os investimentos estarem em curso naquelas datas, mas que poderão não estar integralmente concluídas na data-limite, o que acarreta riscos de incumprimento com potencial impacto negativo no uso do pacote financeiro disponível.

A Madeira dispõe de 561 milhões de euros do PRR para projetos no âmbito regional, aos quais acrescem 136 milhões em avisos nacionais a que as entidades regionais podem concorrer.

Fonte: Site da Secretaria Regional das Finanças

 

 

 

 

Atualizado a 15 de dezembro de 2022

   


    Logotipo do Governo Regional da Madeira
    Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
    Certificate ID: PT 05 1371.0
    Logotipo da União Europeia